A História das histórias em quadrinhos | audio

ALTERAR TAMANHO DAS LETRAS

Indique o site a um Amigo



A História das histórias em quadrinhos PDF Imprimir E-mail
Escrito por Adriane Lazaroto   
Sex, 05 de Abril de 2013 18:05

Compartilhe esta matéria

A História das histórias em quadrinhos



Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.




A história das histórias em quadrinhos

O audiodocs apresenta: A história das histórias em quadrinhos

Sonoplastia – risco de lápis no papel

Trilha sonora

Um jovem de família do interior indo para a cidade grande foi a primeira história em quadrinhos produzida no Brasil, no final do século 19. Seu criador foi Angelo Agostini um italiano radicado no país. Como explica o quadrinhista Fúlvio Pacheco.

É por exemplo, quando surgiu o quadrinho,a gente só tinha quadrinho estilo cartum. Cartum a gente chama quando é aquele quadrinho, aquele personagem que tem um traço fora da realidade assim, que não parece uma pessoa de verdade. E depois, por exemplo, o quadrinho passou por modismo,começou a ter um traço mais naturalista a partir do Tarzan, super-herói, passou pelo mangá, tem vários modismo. Só que aqui no Brasil a linguagem que fez mais sucesso foi sempre essa linguagem do cartum. A gente pode ver nos quadrinhos da Monica, do Ziraldo, nesses principais quadrinhistas brasileiros. Sonoplastia – risco de lápis no papel

Trilha sonora

Os quadrinhos evoluíram. Editoras brasileiras começaram a lançar revistas exclusivas que receberam o nome de gibi. O traço do desenho ficava cada vez mais próximo de como são as pessoas. Sonoplastia – risco de lápis no papel

Trilha sonora

No mundo, quadrinhistas criavam cada vez mais personagens que iriam conquistar o público como do Walt Disney. Sonoplastia – risco de lápis no papel

Trilha sonora

Os quadrinhos são uma grande fonte de inspiração para o cinema. Foram dos gibis que muitos filmes tiveram grandes bilheterias em todo o mundo. Surgiam os super-heróis.

Trilha sonora filme Batman

A luta entre o bem e o mal, os super-heróis são o foco de duas grandes editoras de HQs. A DC Comics apresentou Batman, Superman, Mulher-Maravilha, Liga da Justiça da América. Enquanto a Marvel conta a história do Homem-Aranha,Hulk, Justiceiro, X-Men

Sonoplastia – risco de lápis no papel

Trilha sonora

Dos super-heróis para uma supermenina. Mafalda é também um quadrinho que ganhou grande repercussão no mundo. Criada na década de 60 pelo argentino Quino, a menina de 6 anos era preocupada com a paz mundial e vivia questionando a todos.

Trilha sonora desenho Mafalda

Trilha sonora

Do outro lado do continente, alguns quadrinhistas japoneses desenvolviam a técnica que viria a ser conhecida por mangá. A maioria das pessoas relaciona o mangá ao olho grande. O olho grande foi criados nos anos 40 pelo Osama Tezuka. No mangá tudo é mais intenso assim. Primeiro os personagens, eles são mais expressivos, tem aqueles olhos mais expressivos,tudo o que mostra mais expressão. As coisas acontecem mais rápido, as coisas acontecem de forma mais intensa, por exemplo, tem violência, a violência é maior, tem amor, o amor é maior, é tudo mais intenso.

Sonoplastia – risco de lápis no papel

Trilha sonora

Eu sou a Monica

A Turma da Monica é um dos quadrinhos mais famosos no Brasil. O criador Mauricio de Sousa iniciou com o cachorro Bidu, mas foi a menina Monica e sua turma, Cebolinha, Cascão e Magali que conquistaram o pais. A revista turma da Monica jovem bateu recorde como uma das mais vendidas no século 21.

Sonoplastia – risco de lápis no papel

Trilha sonora

O Brasil é um grande produtor de HQs. Além de Mauricio de Souza diversos outros quadrinhistas também conseguiram repercussão como Ziraldo e sua Turma do Perere, considerado o primeiro gibi em cores do país.

Trilha sonora

Na década de 90, o país realizou a bienal das histórias em quadrinhos. Também foram criadas gibitecas, popularizando ainda mais as histórias em quadrinhos.

A história das histórias em quadrinhos é um audiodocumentario do site Audiodocs. Produção e pesquisa de Adriane Lazaroto. Agradecimento especial ao quadrinhista Fulvio Pacheco.




Última atualização em Sex, 03 de Maio de 2013 10:29