Mazzaropi | audio

ALTERAR TAMANHO DAS LETRAS

Indique o site a um Amigo



Mazzaropi
Escrito por Adriane Lazaroto   

Compartilhe esta matéria

Mazzaropi – o autêntico humorista brasileiro



Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.



Mazzaropi – o autêntico humorista brasileiro

Trilha de fundo

Mãe, Pai, eu vou para o circo!!

Trilha de fundo... tantantantan

Foi assim, aos 14 anos de idade que Amácio Mazzaropi comunicou aos seus pais que iria seguir a carreira artística/ Naquela época Mazzaropi não imaginava, mas o começo no circo era apenas um inicio de trajetória que seguiria no teatro, rádio, televisão e que se consagraria com a própria produtora de filmes do humorista brasileiro, a PAM FILMES.

Sob trilha

O ator/produtor construiu sua carreira em cima de um personagem que lembrava o caipira brasileiro/ que sempre estava metido em alguma história ou confusão. Como no filme Jeca contra o capeta de 1975.

Trilha filme - Jeca contra o capeta

Ai, ai, ai Me tira daqui...ai meu Deus, me tira daqui, ai, ai, ai, meu bom Jesus me devora... ai, ai, chama o padre, chama o padre... Ae é a cachorrada, hahahhaha... e nos pensando que era o diabo..., sai, sai

Trilha sonora

Narrador: Mazzaropi é lembrado pelos diversos filmes que produziu e atuou, mas muito antes disso, o ator já participava de movimentos culturais, tendo inclusive montado sua própria troupe onde acumulava as funções de administrador e ator da companhia.

Sonoplastia – circo

Sonoplastia rádio

Foram os veículos de comunicação que transformaram a vida do produtor. Em 1946, Mazzaropi estreou na Rádio Tupi de São Paulo, para fazer o programa Rancho Alegre. Na primeira semana, o apresentador recebeu cerca de 2.000 cartas de fãs.

Essa fama foi o trampolim para que Mazzaropi participasse do show de estreia da TV Tupi de São Paulo. Ele se tornaria assim o primeiro humorista da TV brasileira.

Trilha sonora

Logo após, Mazzaropi começa a expandir sua vida profissional e passou a atuar no cinema. A primeira experiência foi o filme Sai da Frente de 1951.

Após a participação em 8 filmes, Mazzaropi resolve dar um salto na carreira e cria sua própria produtora, a Produções Amácio Mazzaropi (P.A.M. FILMES). O primeiro filme é chofer de praça e para produzi-lo, Mazzaropi vendeu sua casa e o seu carro.

Trilha sonora

Na década de 60, Mazzaropi comprou 184 alqueires da Fazenda da Santa e iniciou a construção do seu primeiro estúdio. Entre os filmes produzidos está o Lamparina de 1964.

Trilha filme - Lamparina

6 segundos música... Não sei com quem to falando, se tem alguma oração, diga seu nome catardo e não trema não... 10 segundos música... só que é preciso saber, já matei dez capataz, botei mais dez para correr, sem olhar para trás...

Narrador: Entre os filmes de maior sucesso está o corintiano que estreou em 1967 com a presença na platéia da torcida gaviões da fiel. Já era o 19º filme da carreira.

Trilha filme - O Corintiano

O Corinthians agora vai montar uma academia. E essa idéia agora de contratar o Ditão, o Nair, o Garrincha e o Tales poem aquilo para fora. É uma grande idéia. Eu acho engraçado, vocês tudo apóiam, mas vocês não colaboram. Vocês precisam aparecer lá no clube. Mas precisa mesmo, precisa criar vergonha e puxar para o lado do nosso time.

Sonoplastia avião

Sempre inovando, Mazzaropi produziu alguns filmes fora do Brasil. Caso de um caipira em Bariloche (rodado na cidade argentina) e Portugal, minha saudade com filmagens no Brasil e em Portugal.

Trilha sonora

1975 foi um ano de destaque na vida do produtor. Na data se iniciaram as construções do Hotel Studio PAM Filmes/ em Taubaté/. O complexo era formado por apartamentos confortáveis, restaurantes, estúdio de 1.000 m², e diversas instalações.

Trilha sonora

A carreira do ator foi chegando ao fim ainda na década de 70. Seu 32º e último filme, foi O jeca e a égua milagrosa. Em 1981 Amácio Mazzaropi não resiste e morre aos 69 anos, em São Paulo, por septicemia.

Trilha sonora

Mas a história de Mazzaropi não terminou. Em 1985,um empresário de Taubaté, amigo de Mazzaropi, adquire o hotel e os estúdios e, anos depois, em 1992 inaugurou o Museu Mazzaropi dando início a uma série de ações que divulgam a memória do ator.

MAZZAROPI – O AUTÊNTICO HUMORISTA BRASILEIRO É UM AUDIODOCUMENTÁRIO DO SITE AUDIODOCS.

LOCUÇÃO GISELE RECH.

PRODUÇÃO E PESQUISA DE ADRIANE LAZAROTO.

COLABORAÇÃO E AGRADECIMENTO AO MUSEU MAZZAROPI E GISELE RECH.