Rock 'n' Roll Anos 60 - A mistura de música e de uma geração | audio

ALTERAR TAMANHO DAS LETRAS

Indique o site a um Amigo



Rock 'n' Roll Anos 60 - A mistura de música e de uma geração PDF Imprimir E-mail
Escrito por Adriane Lazaroto   
Seg, 15 de Outubro de 2012 16:41

Compartilhe esta matéria



Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.



Rock 'n' Roll Anos 60 - A mistura de música e de uma geração



Trilha sonora - Solo de guitarra

A mistura da guitarra com o blues, gospel, country e Rhythm Blues originou um dos estilos musicais mais impactantes: o rock and roll.

Isso ainda nas décadas de 40 e 50.

Sob trilha

Apesar do rock ter nascido sem grandes pretensões, o estilo musical virou um movimento cultural.

Sonoplastia guerra

Nos anos 60, o mundo todo estava em volta da Guerra do Vietnã. O rock se tornou o palco de muitos artistas. Eles utilizaram aquele som recente como palanque indo contra os ESvernantes.

Sob trilha

Procurando reviver essa época, o jornalista Rodrigo Merheb escreveu o livro o Som da Revolução: uma história cultural do rock, 1965-1969 e conta como o rock afetou a música do mundo inteiro.

O mundo estava passando por um período de transformação muito interessante. E o rock estava meio que reverberando essas atitudes para as pessoas. Através dos discos eles se inspiravam naquele ambiente todo e acabou gerando uma música muito interessante. Esses tempos de crises, eles sempre favorecem muito que você experimente, busque linguagens novas. Então o rock cumpria esse papel bacana naquele período e acabou afetando a música popular no mundo todo e de uma maneira geral.

Sonoplastia festivais

Trilha sonora

Bob Dylan, Beatles, Jimmy Hendrix, Rolling Stones, Beach Boys foram só alguns dos personagens que marcaram a época de efervescência do rock and roll. Aquele momento ficaria também marcado pelos festivais.

O Festival de Woodstok foi um movimento importantíssimo porque mostrou o quanto aquela subcultura tinha se tornado um fenômeno em escala global reuniu quinhentas (500 mil) pessoas, o disco dos Beatles Sargent Peppers, o Bob Dylan aderindo à guitarra elétrica. Várias coisas acontecendo simultaneamente foram catalisadores mesmo daquele momento.

Sonoplastia rádio

Trilha mix música americanas e britânicas

O rádio foi o meio de comunicação que mais repercutiu o rock. As ondas sonoras viajavam por todos os lugares. Mas isso não fez com que o estilo fosse o mesmo. Há uma grande diferença entre o rock nos EUA e na Inglaterra.

O americano é a matriz na verdade. Foi lá onde tudo começou. O rock começou no sul dos Estados Unidos. É um produto de coisas híbridas daquela região. Depois foi se desdobrando e misturando com outras coisas, misturando com o jazz e com o folk. O rock inglês trouxe informações da cultura européia para dentro daquilo. Os Beatles traziam uma tradição de música tipicamente européia, muito mais melódica do que o rock era. Esse cruzamento de informações entre esses dois pólos acabou gerando um produto muito interessante. Eu costumo dizer que aquilo que a gente chama de rock é derivado basicamente deste encontro do Bob Dylan com os Beatles. Um do lado do Atlântico outro do outro lado.

O rock and roll anos 60... A mistura de música e de uma geração é um audiodocumentário do site audiodocs. Produção e pesquisa de Adriane Lazaroto. Locução de Larissa Serafim .

Agradecimento a Rodrigo Merheb.







Última atualização em Qui, 18 de Julho de 2013 18:25